Bem-vindo ao BLOG da EMEB Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel! Aqui você vai conhecer, estar em contato e acompanhar o que acontece na escola.
RSS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

1ª Feira de Leitura da EMEB Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel

*
No dia 27 de novembro de 2010 ocorreu nossa 1ª Feira de Leitura. Foi um sucesso! Os funcionários se empenharam em montar um evento muito bonito e de qualidade. Os pais e responsáveis prestigiaram os trabalhos apresentados pelos alunos.
*
Várias atividades aconteceram neste dia na escola, com a presença e colaboração dos alunos, responsáveis, comunidade e todos os funcionários.
Confira as atividades:


Neste dia tivemos oportunidade de participar do Espaço Troca Livros, onde as pessoas podiam trazem um livro e escolher um outro para trocar. Estavam disponíveis neste espaço muitos livros e títulos de qualidade e até renomados. Foi muito proveitoso este momento de trocar seus livros e estimular a leitura de novos títulos.

Clique sobre a foto para visualizar todo o álbum.

Havia, também, uma sala onde estávamos projetando os filmes indicados pelo Cine Clube Assunção. O Cine Clube trouxe filmes muito bons, que foram bastante elogiados pelas pessoas que compareceram ao evento. Alguns já haviam sido projetados para os alunos da escola nas visitas que fizeram ao Cine Clube Assunção. Mas, isso não os impediu de apreciar novamente no dia da feira os Curta – metragens. Agradecemos muito ao pessoal do Cine Clube, especialmente à Fernanda, por terem sido tão prestativos e ajudado na montagem desta atividade.

Clique sobre a foto para visualizar todo o álbum.

A turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) fez uma bela exposição de seus trabalhos manuais, dos estudos e de seus cartões postais, produzidos pelos alunos, em parceria com o Museu da Pessoa, valorizando suas histórias e sabedoria de vida. Foi um lindo trabalho das professoras e alunos, na construção de atividades de qualidade.

Clique sobre a foto para visualizar todo o álbum.

A turma das aulas de Teatro do Prof. João (Biblioteca) fez duas apresentações, uma da turma da manhã e uma da turma da tarde, nas quais os alunos mostraram todas as aprendizagens e desenvolvimento durante as aulas de teatro. A intenção inicial das aulas não era fazer qualquer apresentação no final do ano, entretanto, eles se saíram maravilhosamente bem! Parabéns!

1ª feira de Leitura 27-11-10 Teatro
Clique sobre a foto para visualizar todo o álbum.

Para finalizar com chave de ouro, neste dia houve a apresentação para os alunos, pais e comunidade dos Livros das Turmas. Cada turma da escola construiu um livro com textos e ilustrações dos alunos, resultado de todo o trabalho e estudo feito durante o Projeto de Leitura. Há anos os professores vêm investindo muito em leituras de bons livros, produção e revisão de textos e todo o conteúdo necessário para que as crianças consigam escrever seus próprios textos, com qualidade.

1ª feira de Leitura 27-11-10 Projeto de Leitura
Clique sobre a foto para visualizar todo o álbum.
Foi feito grande investimento da APM e Conselho de Escola, além do esforço de todos os funcionários, para que o livro tivesse tanta qualidade na produção e na encadernação (como era desde o início desejo dos alunos e professores).  Foi a primeira vez que houve um projeto deste porte na escola e com um resultado tão significativo, porém foi um processo árduo, no qual tivemos uma série de aprendizagens:
* a aprendizagem dos conteúdos necessários aos alunos para produzir um livro,

* como devem ser feitas as revisões e edições dos textos,

* como devemos proceder em relação à montagem, cópias e organização e
* a questão da gráfica e encadernação.

Durante todo este processo, de meses de trabalho, procuramos fazer o melhor para que todos os alunos tivessem o acesso a um livro de qualidade, garantindo o mais importante: que os textos dos alunos fossem valorizados pela sua prórpia qualidade. E eles se esforçaram na produção de textos muito bons mesmo! Como em todo processo de aprendizagem, tivemos algumas dificuldades pelo caminho, mas procuramos sempre entender os erros como boas oportunidades para melhorar. Pretendemos aperfeiçoar ainda mais este projeto para os anos vindouros.


Mais fotos do evento:

1ª feira de Leitura 27-11-10 Feira
Clique sobre a foto para visualizar todo o álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário